domingo, 7 de agosto de 2016

Por este mundo do blog eu vejo...

Limbo - mishlawi
Na minha cabeça há 2 meses


Esta semana andei a ler posts antigos do meu blog. Acho super engraçado "ler-me" e ver o impacto que algumas decisões tiveram em mim.

Há uns tempos, li um post de uma blogger que falava um pouco das dificuldades e medos de se ser blogger e, obviamente, fez-me pensar nos meus medos quando decidi criar o blog.

No início, tinha acabado de terminar o meu estagio curricular que marcava o final do meu querido curso em Marketing, e como só conseguia pensar na questão de "Agora é que é Patrícia! Como é que vai ser agora para arranjar trabalho?!" e o resto é toda a história que marca o início do blog.

Com isto, veio o medo de não conseguir atualizar o blog com regularidade - bem, aqui admito, este erro tornou-se tão realidade, a minha assiduidade ao longo deste ano foi um pouco fraca - não conseguir arranjar conteúdo, e principalmente, não conseguir ter alguém que se interessasse pelo meu blog.

Afinal de contas, o meu objetivo nunca foi escrever somente para mim, se assim fosse, acho que escrevia somente um diário - uma prática minha desde pequena, mas que fui abandonando de há uns anos para cá - o meu objetivo era e é, de facto, partilhar histórias e perspetivas, e com isso, espero sempre ter alguma interação do outro lado... Do vosso lado. 

Toda esta minha sede de querer ter a vossa interação comigo, fez-me, durante um período muito curto de tempo, procurar saber o que é que tinham alguns blogs que eram mais comentados e visitados que o meu, e quis replicar. Havia e continua a haver posts com títulos sonantes e atrativos como "A minha semana num post" ou "Top 5 de o que quer que seja de alguma forma sonante o suficiente para clicar", e isto acabou por me influenciar. Cheguei a fazer uma pequena adaptação com o post "O metro numa semana", algo de que não me arrependo, ri-me ao relembrar alguns dos acontecimentos, mas é do género "NINGUÉM QUER SABER".

Bem, eu se fosse a pessoa do outro lado, não quereria saber.

Cheguei a fazer algum stalking em alguns blogs, admito, comentando blogs que poderiam não ser tanto aquilo que procuro, eu procuro blogs com alguma profundidade de conteúdo, blogs com histórias (pessoais, fictícias ou de outrém), blogs com perspetivas, no fundo, blogs diferentes dos mais comuns, que não sendo maus de todo, apenas estão num saco gigante e já muito saturado. Posso dar exemplos, são eles blogs de moda, lifestyle, etc. Ainda assim, há muitos destes que gosto de acompanhar, mas são mesmo poucos os que se diferenciam, há muitos "O que está na minha whishlist" ou "Qual o melhor protetor para o teu cabelo este verão?", por mais que gosto de acompanhar, é-me bastante difícil identificar-me principalmente com este, eu uso tranças e a mim isso não se aplica. Este é o meu segundo verão com blog, e a repetição de temas é incrível, principalmente neste tópico dos cremes, bronzeadores e tudo isso.

Por outro lado, a coisa boa dos blogs, é mesmo que há muitas pessoas nesta blogosfera e é tão bom navegar e ler pessoas, é um grande livro que não se compra, está online todos os dias, inspira e faz-me pensar sobre tanta coisa...

Enfim, isto para dizer que haverá sempre medo, medo de não conseguir cumprir com um compromisso, qualquer pessoa que inicia um blog público, está a assumir esse compromisso, e deverá haver uma responsabilidade, mas ao mesmo tempo, trata-se do nosso espaço de escrita, o nosso espaço que decidimos criar sem que ninguém nos ordenasse, é simplesmente uma coisa boa, para sermos nós e sermos livres.

Acompanha-me no FacebookInstagram e YouTube

2 comentários:

  1. Tal como tu, gosto de blogues com conteúdo, blogues diferentes da maioria que se vê/lê hoje em dia em que parece que toda a gente fala do mesmo. Quanto ao tempo para fazer publicações, nem sempre é fácil. Quando recomecei a trabalhar senti alguma dificuldade em conseguir conciliar tudo, mas agora já me é mais fácil. Além disso, o blogue é uma espécie de momento só meu, em que posso relaxar e desligar-me dos dias cansativos de trabalho!

    ResponderEliminar