quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

A Entrevista

Trabalho já há seis anos, o trabalho tem sido sempre com um objetivo: pagar as minhas contas temporárias. Digo temporárias por serem coisas como tirar a carta, estudar e outros objetivos de lazer associados à minha miúda idade.

Agora que tenho um emprego, continuo à procura de algo que se adeque mais a mim, afinal de contas, quero exercer o meu Marketing. Na minha diária caça ao emprego ideal, deparo-me com um anúncio que mereceu toda a minha atenção desperta. Os requesitos incidiam muito na análise de tendências de mercado, a localização da empresa era ótima, um pouco mais perto de casa, mas havia um red flag, "remuneração motivacional". Que tipo de remuneração seria?

Bem, a entrevista não era entrevista, mas uma formação (ou INformação como o senhor tanto repetiu). Conforme o tempo passava, aquela oferta perdia mais e mais atratividade, o cargo descrito em nada coincidia com o anúncio publicado. Definiram o que era um Trader, muito bem o explicaram, mas parece-me que muito mal o exercem. Anunciaram como Trade Marketing, mas assemelho o Trade deles mais dealing, um jogo com o dinheiro dos outros - "Investimentos" - dizia ele.

A verdade é que esta função nada tinha a ver comigo, nem com o meu emprego ideal, há sim diferentes definições e tipos de Traders, mas nesta empresa, era no mínimo insólita, as coisas não estavam a bater certo.

No final daquela INformação, o senhor perguntou a mim e às restantes pessoas na sala as nossas opiniões, no meio do silêncio constrangedor eu verbalizei a minha opinião, por mais que aquela oferta fosse interessante para muitos, para mim não me interessava.

"Não me identifico O anúncio não corresponde ao cargo que  o senhor está a descrever  Obrigada, mas não estou interessada."
 Sou imediatamente arrebatada pelo senhor,

"Sabe menina, eu já tive a sua idade Nunca diga que isto ou aquilo não é para si Na vida, temos que trabalhar As oportunidades surgem muito poucas vezes na vida, e este é o maior erro da sua vida."
A propósito, já mencionei que aquele emprego exigia um período de formação inicial de um mês em que teria que pagar o simbólico valor de 246,00? A minha remuneração motivacional seria um crédito de 5000,00 para eu poder brincar com o dinheiro, fazendo eu, o meu próprio salário. As propostas continuavam a surpreender-me.

Senti-me julgada pela minha idade, ou pela minha aparência de pessoa muito jovem, com pouca experiência de vida. Provavelmente pisei-lhe os calos expressando a minha opinião, provavelmente influenciei também os restantes candidatos. Ninguém aceitou aquela oferta.

Sou uma miúda,  e então? Tendo a noção que ainda tenho muito a aprender no mundo professional, acredito na existência de uma enorme condescendência com o factor da idade na sociedade portuguesa. Sendo que há o velho demais e o novo demais.





Que venha a próxima entrevista!

Sem comentários:

Enviar um comentário